The Fresh Planet :: Blog
tipos de uva

Tipos de uva e curiosidades

A uva é uma fruta bem democrática que costuma agradar de crianças até os mais velhos. Existem tipos de uva para todos os gostos e sabores, das mais azedinhas as mais doces e ainda opções com e sem sementes.

A uva é o fruto da videira, uma planta da família das Vitaceae. É utilizada frequentemente para produzir sumo, doce (geléia), vinho e passas, podendo também ser consumida crua.

O cultivo da videira para a produção de vinho é uma das atividades mais antigas da civilização. Evidências indicam o cultivo da videira para a produção de vinho na região do Egito e da Ásia Menor durante o período neolítico.

É uma das frutas mais saudáveis, que por ser rica em glicose e frutose é um alimento que dá bastante energia, sendo uma ótima opção de lanche. Mas deve ser consumida com moderação devido ao seu alto valor calórico.

Qual o seu tipo de uva preferido? Existem mais de 60 mil variedades de uva! Na The Fresh Planetz você encontra uma grande variedade de tipos de uva, vamos falar um pouco mais sobre elas a seguir. Mas antes, veja algumas informações gerais:

tipos de uva

Uva verde ou uva vermelha
A única diferença entre ela, além da cor é claro, é que a uva vermelha tem mais polifenol que a verde. Mas ambas contêm vários nutrientes, como vitamina C, minerais, carboidratos e polifenóis, que protegem o coração, são anticâncer, anti-inflamatório, antienvelhecimento e antimicrobiana. Os polifenóis estão concentrados nas sementes e na casca da uva, portanto, se possível lave bem a casca e coma também.

Suco e vinho

Prefere consumir a fruta em forma de suco ou vinho? Saiba que estudos mostram que uma taça de vinho ou um copo de suco de uva por dia diminui a chance de problema cardíaco.

Escolhendo a uva

– Procure uvas com ‘cabinhos’ verdes;
– Examine as cores das uvas para determinar se estão maduras (as brancas apresentam tom esverdeado e as tintas tons violáceos escuros);
– Verifique se as uvas apresentam aromas frescos e doces;

Não se preocupe com as manchas esbranquiçadas que algumas vezes aparecem na casca da uva. Isso acontece devido à presença de resíduos da calda bordalesa, que nada mais é do que a mistura do sulfato de cobre com a cal. A calda está presente superficialmente na casca da uva e pode ser eliminada após lavar em água corrente.



Tipos de uva

As uvas podem ser divididas em quatro grupos:

  • Uvas rústicas de mesa, como Niágara Branca, Niágara Rosada, Isabel e Concord
  • Uvas finas de mesa, como Itália, Rubi e Red Globe, que são as mais consumidas naturalmente.
  • Uvas sem sementes, como Thompson, Crimson e Catalunha, muito apreciadas para o consumo natural.
  • Uvas destinadas a fabricação de vinhos

E agora vamos falar um pouco sobre os tipos de uva vendidos na The Fresh Planet:

Uva Pilar Moscato Super Premium

É tao especial que já ganhou um post aqui no blog só para ela. Essa variedade de uva é colhida entre janeiro a março. São ensacadas com saquinhos especiais para evitar que “agentes externos interfiram na qualidade da fruta” e tem um sabor bem adocicado.

Uva Benitaka

Destaca-se pelo intenso desenvolvimento da coloração rosada escura, mesmo quando ainda imatura, em qualquer época do ano. Os cachos são grandes, com peso médio de aproximadamente 400g e bagas grandes (8 a 12 g). A polpa é crocante, com sabor neutro.

Uva Black Safira

Também é conhecida pelo nome popular dedo-de-bruxa, pelo seu formato alongado e pontiagúdo (lembrando pimenta) e cor escura. É uma variedade extremamente doce.

Uva Champagne

Essa variedade de uva é importada dos Estados Unidos e tem sua safra entre junho e setembro. O nome Champagne se deve ao fato de seu sabor lembrar o da bebida produzida na famosa região francesa de mesmo nome. No entanto, essa variedade de uva não tem qualquer relação com as usadas na fabricação da tradicional champagne.

Uva Crimson

Essa variedade apresenta cachos de coloração rosada intensa, formato predominante cilíndrico e não possui sementes. Seus frutos apresentam textura crocante e sabor neutro, nem muito doce nem azeda.

Uva Itália

Principal variedade de uva fina de mesa do país e uma das melhores uvas para consumo in natura. Os cachos são grandes, com peso médio de 450 g. Suas bagas são grandes (8 a 12 g), ovaladas, podendo atingir mais de 23 mm de diâmetro. Possuem coloração verde ou verde-amarelada, consistência carnosa, sabor neutro levemente moscatel. Fica ótima em saladas de frutas e demais receitas que pedem a uva inteira.

Uva Moscatel

A variedade de uva Moscatel é doce e muito aromática. Os aromas da uva Moscatel remetem a frutas como damasco, pêssego, nectarina e laranja, mas também a rosas, jasmins e mel. Também é conhecida como Moscato (italiano) ou Muscat (francês). É utilizada na produção de vinhos e espumantes mais adocicados.

Uva Niágara

Possui cor rosada, sabor característico doce e polpa mole. É o tipo de uva de mesa mais consumido no Brasil, sendo destinada na sua maioria para consumo “in natura”, mas uma parte da produção é destinada para produção de vinhos e sucos. Os principais estados produtores de uva Niágara são: São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Uva Red Globe

Essa variedade contém bastante açúcar, ferro, cálcio e potássio.  A coloração das bagas vai de rosada a vermelha, com polpa firme e sabor neutro para doce. Seu cacho é bem grande, assim como suas bagas.
Uva Rubi

A uva Rubi é originária do continente asiático e é resultado da mutação da uva itália, possui textura de cor vinho, lisa e firme. Possui grande quantidade de água e sais minerais. Sua safra é de janeiro a abril.

Uva Thompson

Também é conhecida como Sultanina e é a mais importante uva de mesa consumida no mundo. Os cachos apresentam coloração âmbar (amarelada), são cônicos e muito compactos e apresentaram tamanho pequeno. Possui bagas pequenas e elípticas, cujo peso médio foi  de 2,7 g.

Essa variedade também é livre de sementes, e é utilizada para produção de passas, possuindo textura lisa, firme e esverdiada, embora doce é pouco calórica. Sua safra vai de julho a dezembro.

Uva Thompson black

É mais escura que a Thompson e também não possui sementes.

fonte

EmbrapaAdega do vinho, The Fresh Planet

Simone Povoas

Posts

DreamHost