The Fresh Planet :: Blog

Receita deliciosa de suco DETOX para o fígado

O fígado é o principal órgão de desintoxicação do corpo, e pode ficar atolado de vez em quando, dependendo da sua dieta alimentar, nível de atividade física e do ambiente. Para fazer “A” limpeza do seu corpo, um suco DETOX para o fígado é excelente.

Pois, quando ele fica sobrecarregado de toxinas, ele começa a deixar passar compostos tóxicos para o resto do corpo, diminuindo a qualidade da saúde. Fazer uma desintoxicação do fígado é muito útil para acelerar a função dos mecanismos de desintoxicação naturais do seu corpo.

Suco é saúde

Para fazer uma desintoxicação, você precisa fornecer pro seu corpo nutrientes de fácil digestão. Você não vai quer que seu corpo gaste energia demais digerindo os alimentos, mas também precisa manter um equilíbrio de nutrientes, eletrólitos e antioxidantes que ajudam na desintoxicação. Então fazer suco é uma maneira poderosa de ajudar o corpo, uma dieta líquida ajuda o corpo na digestão sem comprometer o fígado no processo natural de cura.

Então, chega de introdução e vamos para os ingredientes:

  • 2 cenouras (descascadas e lavadas)
  • 1 beterraba (descascada e lavada)
  • 1 maçãs vermelhas (lavada e cortada)
  • 3 folhas de couve
  • 5 cm de gengibre
  • ½ limão descascado

Serve de 4 à 6 porções.

Preparo:

Se você não tiver um juicer (multiprocessador ou uma centrífuga de sucos), é só usar o liquidificador com 3 copos cheios de água. Coloque todos os ingredientes juntos e bata até ficar uniforme. Depois, use uma peneira pra tirar partes sólidas maiores.

Sirva com gelo e divirta-se! Você pode deixar na geladeira pra tomar mais tarde.

Porque estes ingredientes?

Esses ingredientes não foram escolhidos à toa, veja abaixo por que cada alimento foi escolhido.

Beterraba e cenoura

Beterrabas e cenouras são ricas em flavonóides e beta-caroteno (vitamina A). Comer estes alimentos, junto com outros vegetais ajuda a estimular e melhorar as principais funções do fígado.

Maçãs

Ricas em pectina, as maçãs por onde passam sugam as toxinas e ajudam na limpeza do corpo libertando o tracto digestivo. Isso descongestiona o fígado ajudando o processo de limpeza.

Couve

Uma das maiores aliadas da limpeza do fígado, as folhas verdes, como a couve, podem ser consumidas cruas, cozidas ou em sucos. Ricas em clorofila, elas ajudam a limpar a corrente sanguínea. Sua capacidade de neutralizar os metais tóxicos, produtos químicos e pesticidas, é uma ajuda poderosa para o fígado na hora de um detox.

Gengibre

O gengibre é historicamente usado para a flatulência, prisão de ventre, inchaço, e muitas outras queixas digestivas. Pesquisas recentes descobriram que gengibre é muito eficaz para úlceras que estão relacionadas com o stress.

Limão

Citrinos, como limão, contêm quantidades elevadas de vitamina C, que ajudam o organismo a sintetizar produtos tóxicos presentes em alimentos que consumimos crus e não são orgânicos.

Outra dica é beber suco de limão ou laranja espremidos na hora, de manhã, ajuda a estimular o fígado.

Caso você tenha uma outra receita detox, compartilhe com a gente aqui nos comentários.

Gabriela Lopes

Posts

DreamHost