The Fresh Planet :: Blog
organizacao da cozinha

5 dicas de organização da cozinha

Os lugares em que convivemos e principalmente a nossa casa, afeta diretamente o nosso corpo, nosso humor e a nossa produtividade. Por estes motivos, que manter a casa organizada torna o nosso dia a dia muito mais simples. Separamos algumas dicas para organização da cozinha, otimizando espaços e facilitando a sua vida e a da sua família.

O primeiro passo é que cada coisa tem o seu lugar, e deve voltar para o seu lugar depois de limpo.

1. Talheres

Organizar talheres não é tarefa tão simples, eles possuem formatos e tamanhos diferentes e quando misturados fica uma grande confusão. O mais prático para o dia a dia é ter gavetas com divisórias, que podem ser feitas já pelo marceneiro ou empresa de móveis planejados ou também podem ser compradas divisórias separadas. Organize os talheres separando de acordo com o tipo e frequência de uso, deixando na primeira gaveta os talheres do dia a dia e nas outras outros tipos de talheres e utensílios de cozinha.

organizacao da cozinha

 

2. Pratos, travessas e refratários

Se você tiver gavetas destinadas para este fim, ótimo! Caso contrário, empilhe de acordo com o tipo e a frequencia de uso e coloque em prateleiras. Nas prateleiras mais baixas deixe o que você usa mais, e nas de cima coloque os que você quando recebe visita, ou esporadicamente.

Procure empilhar de acordo com o mesmo tipo de prato e tamanho, cuidando para que a pilha não fique muito pesada. Você também pode usar organizadores para ficar mais prática de pegar e assim as pilhas ficam menores, tendo menos chances de acidentes.

organizacao cozinha

3. Mantimentos

Os mantimentos devem ser acomodados de uma forma que fiquem o mais práticos possíveis. É um local que é facilmente bagunçado e se um alimento é esquecido pode passar da validade. Separe em cestinhas de acordo com as categorias e coloque alimentos abertos em potes padronizados, preferencialmente de vidro e devidamente etiquetados com o nome e a validade.

organizacao cozinha

4. Potes

Um dos itens mais complicados na organização da cozinha, pois eles vivem se misturando e as tampas se perdendo. A sua organização vai depender do espaço que você tem disponível. Se dispõe de bastante espaço o melhor é guardar os potes fechados, assim será muito mais fácil na hora de guardar a comida. Você não perderá tempo procurando as tampas mas os itens ocuparão bastante espaço.

Se você não tem tanto espaço disponível para este fim, procure separar os potes de acordo com o seu formato, quadrado com quadrado e redondo com redondo, e então acomode-os em um recipiente plástico, e organize as tampas em outro recipiente, mas da mesma maneira, de acordo com cada formato. Ou coloque as tampas dispostas embaixo dos potes.

organizacao cozinha

5. Demais itens

Se você percorreu os passos até aqui já deu grandes passos na organização da cozinha. Com as panelas funciona parecido com os potes, se você tiver espaço já guarde-as com tampas, caso contrário empilhe de acordo com o tamanho e coloque as tampas juntas em outro espaço. Os copos devem ficar próximos ao local onde se pega água, seja o filtro ou a geladeira e ao alcance das mãos. Outros itens também podem ser guardados em locais próprios para ficar tudo arrumado e prático:

dicas organizacao

Esperamos que você tenha gostado das dicas de organização da cozinha. Estamos sempre com novidades aqui no blog, fique de olho!

fonte

Perfeita ordem, soluções Lucy Mizael

Simone Povoas

Posts

DreamHost