The Fresh Planet :: Blog

Já experimentou o alho negro?

Você já teve a oportunidade de experimentar o alho negro? Se não experimentou, já tinha ouvido falar sobre ele?

O alho negro é um alho normal, que passou por um processo de fermentação e envelhecimento de até 40 dias, tornando-se escuro, macio e adocicado. A casca fica dourada e a polpa negra, dando impressão de que foi queimado ou está estragada.

Apesar da origem incerta, a técnica de fermentação do alho é oriental e muito cultivada no Japão e na Coreia. Para fazer o alho negro cabeças de alho grandes são selecionadas e então coloca-se o alho inteiro e com casca em uma estufa com temperatura e umidade controladas, por um tempo que pode variar de 3 a 5 semanas. O resultado dessa fermentação é um alho completamente diferente do original, suave, adocicado, que lembra sabores como o do aceto balsâmico, melaço, ameixa preta e tâmara, com um fundo defumado e de consistência pastosa.

alho negro

Com o passar dos dias, o alho vai perdendo volume, sua casca fica com uma coloração dourada e seus dentes ficam pretos,  isso é explicado pela ligação entre açúcares e aminoácidos através da reação de maillard, formando um composto denominado Melanoidina, que é responsável direto por dar essa coloração escura ao alho negro.

Depois de pronto, se bem conservado em uma embalagem fechada e mantido dentro da geladeira, o alho negro tem validade de até três meses.

O alho negro na culinária:

O alho negro é bem eclético e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto doces e até em bebidas. Veja alguns bons exemplos onde ele pode ser usado: carnes brancas e vermelhas, peixes, frutos do mar, risotos, molhos, sopas, cremes, saladas, pastéis, massas pães, pizzas, patês, sobremesas, geleias, sorvetes, coberturas, pudins, bolos, saladas de frutas, chás e cafés.

alho negro

 

Benefícios do alho negro:

  • É um bom alimento contra a Diabetes e a Hipertenção;
  • Reforça o sistema imunológico;
  • Previne gripes e resfriados;
  • Protege contra células cancerígenas;
  • Regula o colesterol;
  • Proporciona um maior vigor físico;
  • Ajuda no processo de perda de gordura pois aumenta a temperatura corporal, estimulando o sistema nervoso, que acelera o metabolismo basal. Com o metabolismo mais acelerado, o corpo queima mais calorias, e consequentemente ajuda a perder peso.

 

Você pode encontrar o alho negro na The Fresh Planet!

Simone Povoas

Posts

DreamHost