The Fresh Planet :: Blog
prato de salada com macarrao de abobrinha, tomate e queijo branco

Dieta low carb

Falando de uma forma simples, a dieta low carb nada mais é do que uma dieta onde são priorizados alimentos que não contenham carboidrato ou que contenham pouco, dando preferência para outros grupos de alimentos. A fama da dieta low carb ganhou força nos anos 2000, pela famosa dieta do Dr. Atikins que atraiu  milhões de adeptos.

Alimentos ricos em carboidratos como pães, cereais, arroz e massas, são uma importante forma de energia para o nosso organismo organismo, porem, quando consumidos em excesso, eles tendem a aumentar a quantidade de gordura corporal, pois o excesso de carboidratos é armazenado no organismo como forma de gordura.

Desta forma, a dieta low carb é muito utilizada para quem deseja perder peso e uma boa forma de aumentar a massa muscular.

Para dar início a dieta low carb, essa diminuição do consumo de carboidratos pode acontecer em diversos níveis. Uma das opções é consumir diariamente entre 20g e 130g de carboidrato. Algumas são mais restritas ainda, mas que tem um período estipulado para acontecer e depois vão ganhando uma pequena quantidade de carboidratos a serem adicionados no decorrer do processo.

Vale lembrar que como o carboidrato dá energia para o corpo, a tendência de uma dieta com restrições desse grupo alimentar pode causar cansaço, falta de energia e sonolência.

Esse tipo de dieta não é exclusividade de quem quer emagrecer. A principal causa do aumento de triglicérides, que são moléculas de gordura, é principalmente o excesso de carboidratos. Então uma dieta pobre desse grupo alimentar tende a ajudar a melhorar a saúde do paciente.

Basicamente, a dieta consiste em comer carnes, peixes, ovos, legumes e verduras que cresçam acima do solo e gorduras naturais. Alimentos com açúcar e açúcar e comidas cheias de amido (como pães, massas, arroz e batatas) devem ser evitados ao máximo.

vários tipos de carboidratos juntos em fundo branco

Alimentos ricos em carboidratos:

Alimentos Quantidade de carboidratos em 100 g Energia em 100 g
Corn flakes 81,1 g 374 calorias
Bolacha maisena 72,0 g 436 calorias
Torrada integral 62,6 g 364 calorias
Bolacha de água e sal 61,6 g 451 calorias
Pão francês 57,3 g 289 calorias
Pão de centeio 56,4 g 263 calorias
Arroz 28,0 g 127 calorias
Macarrão 19,9 g 101 calorias
Batata cozida 18,5 g 85 calorias
Ervilha 18,1 g 63 calorias
Grão-de-bico 16,7 g 121 calorias
Lentilhas 16,7 g 108 calorias
Feijão 14,0 g 91 calorias
Soja 7,5 g 40 calorias
tabela extraída do site tuasaude.com

A ideia com a matéria é fazer você saber um pouco mais sobre a dieta low carb e não trazer a dieta em sim. Se você acha que essa dieta pode ser uma boa opção para você, consulte um profissional especializado como um nutricionista. Uma restrição de um grupo alimentar como no caso desse tipo de dieta como pode provocar respostas algumas alterações no organismo como hormonais, tireoidianas e até mesmo mexer com o nosso sistema imune.

Temos uma lista de alimentos indicados para quem está fazendo dieta low carb e que podem ser adquiridos online, acesse aqui.

 

links

tua saúderevista Marie Claire

Simone Povoas

Posts

DreamHost