The Fresh Planet :: Blog
pessoa de braços abertos admirando o por-do-sol

Dicas para uma vida mais sustentável

Muito se fala em sustentabilidade, mas quantos realmente praticam? Já pensou em ter uma vida mais sustentável? A sustentabilidade nada mais é do que atender às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as futuras gerações também satisfazerem sus próprias necessidades. Você pode começar praticando algumas ações, com pequenas mudanças no seu dia a dia você vai se sentir melhor e ainda estará fazendo uma contribuição a outras pessoas e a próximas gerações. Comece por você e então ensine seus filhos, amigos e familiares. Confira nossas dicas para uma vida mais sustentável:

1. DESAPEGUE

Para algumas pessoas se desapegar de bens pessoais é algo simples, para outras exige um esforço muito grande. Desapegar faz bem para você e para as pessoas que ficarão com os seus bens. Revise suas roupas pelo menos a cada 6 meses ou a cada troca de estação, doando o que você não usa mais e que podem servir para outras pessoas. Revise também pelo menos uma vez por ano seus livros, louças, roupas de cama… fique somente com o que você realmente usa.

O minimalismo está em alta e não é por acaso. Quando aprendemos a viver com menos abrimos espaço para o novo sem peso na consciência. O desapego com o tempo vai virando uma rotina. Tente encontrar o equilíbrio dentro da sua mente, e não fora dela. Deixe as coisas irem e virem e aceite os ciclos naturais da vida. Deixe o antigo ir embora para que o novo venha. A cada peça de roupa ou sapato comprado, doe um, ou dois!

desenho de uma mão segurando um globo com símbolos de clima, energia solar e reciclagem em volta

2. REUTILIZE/RECICLE

Estamos na era de que as pessoas quase não consertam mais o que estragam, optando por já comprar um novo item, mas nem sempre isso é necessário. Aprenda a reutilizar as coisas e tentar consertar o que estragar (se valer a pena, é claro). Isso faz com que você não sinta necessidade de comprar produtos novos, o que te leva a reduzir seu consumo de bens desnecessários.

Que tal tentar usar a criatividade e pesquisar sobre novas opções de looks com as mesmas peças? Ou quem sabe modificar algo nelas e dar um novo uso?

Reaproveite sempre que possível as embalagens como potes de vidro ou plásticos. E claro, descasque mais e desembale menos. Opte por frutas, verduras e legumes ao invés de produtos industrializados. Com isso você melhora a sua saúde, economiza e ainda produz menos lixo.

3. FAÇA COM SUAS PRÓPRIAS MÃOS

Existem muitos conteúdos em blogs e vídeos de DIY (Faça você mesmo) onde você pode aprender a fazer várias coisas. Desde novos pratos na cozinha até reaproveitar ítens, fazer objetos de decoração, cosméticos naturais… encontre conteúdos que tem a sua cara e pratique! Dessa forma nos tornamos menos dependentes das grandes indústrias, além de darmos mais valor ao que nós mesmos fizemos.

mulher de costas sentada meditando e vendo o por-do-sol

4. DESACELERE

A ansiedade é o mal do século. Fazer várias coisas ao mesmo tempo, querer sempre mais… isso tudo tende a nos deixar estressados, insatisfeitos e infelizes, atrapalhando nossa convivência com os outros e com nós mesmos. Procure dar valor ao que é verdadeiro, com isso você verá que  os problemas não são tão grandes quanto parecem e que situações podem ser contornadas de forma positiva. Medite, faça yoga, encontre o seu equilíbrio e tenha momentos de descanso para o seu corpo e sua mente. Hoje existem meditações guiadas na internet e em aplicativos para dispositivos móveis, que tal experimentar? E de quebra quem sabe você ainda economiza nos remédios para stress, ansiedade, dor de cabeça…

5. TUDO AO SEU TEMPO

Não precisa começar tudo de uma vez e tentar mudar sua vida do dia para noite. Eleja algumas práticas e vá experimentando e mudando as coisas uma de cada vez. A prática pode ser muito diferente da teoria e se cobrar demais talvez te leve a ter decepções ainda maiores. Use essas dicas como inspiração para que aos poucos você adquira novos hábitos de forma natural. E depois, não esqueça de passar esses novos aprendizados adiante!

Gostaram das dicas para um vida mais sustentável? Esperamos que sim 🙂

 

fonte

herbi-voraz

 

 

Simone Povoas

Posts

DreamHost