The Fresh Planet :: Blog
cardápio semanal

Dicas para organizar um cardápio semanal

Organizar um cardápio semanal pode ser um pouco complicado inicialmente, mas tudo é uma questão de planejamento e organização. Depois de ter o cardápio pronto você vai perceber como ele vai ajudar a facilitar o seu dia a dia.

A maioria das pessoas aproveita o domingo para montar o cardápio semanal e já fazer as comprar no supermercado. Fazer um cardápio semanal pode ajudar tanto na organização, poupar tempo e também evitar desperdícios. Está esperando o que para começar a montar o seu cardápio semanal? Vamos te ajudar, confira todas as dicas:

1. Analisando a geladeira

Para evitar o desperdício, o primeiro cardápio semanal pode ser baseado com o que você já tem em casa. Abra a geladeira e o freezer e anote o que você que pode ser usado para começar o primeiro cardápio, como as saladas, proteínas…

Com base no que você já tem em casa você vai montar o seu primeiro cardápio semanal e comprar só o que é realmente necessário. Nos próximos cardápios você pode ir acrescentando novas opções  de refeições.

cardápio semanal

2. Planejamento

Quantas vezes por semana você faz compras? Fazendo um cardápio semanal você consegue se programar melhor para fazer as suas compras de supermercado. Selecione um dia na semana para fazer isso.

Procure também ter um dia fixo para fazer o planejamento do seu cardápio semanal. Escolher ingredientes da estação também é muito importante, eles normalmente são mais baratos e saborosos!

Tenha uma lista fixa dos ingredientes básicos que não podem faltar na sua dispensa como sal, açúcar, azeite, farinhas, oleaginosas, entre outros… e sempre confira esta lista antes de fazer a lista de compras.

Use todo tempo disponível para adiantar tarefas como lavar folhas, preparar e congelar legumes em porções, preparar caldos básicos para diversas receitas… desta forma você poupa tempo e as preparações de receitas ficam mais rápidas.

Lembre de anotar no seu cardápio semanal os alimentos que devem ser retirados do congelador com algumas horas de antecedência.

3. Preferências e restrições

Há restrições alimentares? Alimentos que devem ser evitados? Alguém de dieta na casa? Isso deve ser levado em consideração, assim como as preferências alimentares de todos da casa, para evitar ter que fazer muitas opções de comidas diferentes em uma mesma refeição caso alguém não goste de algo.

4. Inspiração

Se você enfrentar dificuldades em fazer variações no cardápio você pode recorrer a várias fontes de pesquisa como livros de culinária, revistas, sites e até utilizar o Pinterest que é uma ótima fonte de pesquisa de receitas, permitindo que você organize tudo em pastas separadas por assunto, como você bem entender.

5. Organização

Separar os alimentos em porções para cada refeição e congela-las ajuda a poupar tempo nos dias mais corridos.

Ao iniciar o hábito de anotar receitas e cardápios, não jogue fora após o término da semana. Separe uma pasta, coloque uma etiqueta e guarde todos os cardápios e receitas para referências futuras.

cardápio semanal

6. Vida saudável

Quando você estiver criando o seu cardápio semanal, procure mantê-lo o mais saudável possível, limitando alimentos com gorduras saturadas e açúcar, alimentos processados ​​e fast food. Abuse de diferentes tipos de verduras, legumes e frutas.

Alimentação saudável é simples. Escolha entre uma variedade de alimentos ricos em nutrientes de todos os grupos de alimentos. Divida mentalmente o prato em quatro partes, preenchendo um quarto do prato com proteína magra, um quarto com carboidratos de grãos integrais e a metade restante com legumes e verduras.

 

Gostou das dicas? Está pronto para montar o seu cardápio semanal? Se você é de São Paulo -Capital, conte com a The Fresh Planet para estregar frutas, verduras, legumes e temperos na sua casa!

fonte

Cozinhando como antigamente

 

 

Simone Povoas

Posts

DreamHost