The Fresh Planet :: Blog
pessoa escrevendo, fita métrica e frutas

Dia do nutricionista e a importância do profissional

Hoje, dia 31/08, é comemorado o dia do nutricionista, e nada melhor do que falar um pouco sobre esses profissionais tão importantes para a nossa saúde.

O profissional de nutrição é responsável por promover, recuperar e manter a saúde das pessoas através da alimentação, objetivando uma melhor qualidade de vida, assim como a prevenção de algumas doenças.

É cada vez mais comum ver recomendações na internet sobre dietas de vários tipos, alimentos que são saudáveis e os que não são… mas será que podemos confiar na veracidade dessas informações? Nada melhor do que um nutricionista para falar com propriedade sobre os alimentos e prescrever uma dieta especial para cada pessoa, pois somos únicos. Antes da prescrição de uma dieta pelo nutricionista, vários fatores são levados em conta e exames são pedidos, para que com os resultados dos exames e da conversa possa ser decidido o melhor tipo de dieta, seja ela de restrição alimentar ou mesmo para pessoas que buscam ganhar peso.

vegetais e uma fita métrica em volta deles

Fatores como a prática de exercícios físicos bem como sua frequência, níveis suficientes de vitaminas, doenças, alergias ou intolerância a certos alimentos, nível do colesterol, glicose, tireóide em funcionamento dentro da normalidade… esses são alguns dos fatore observados antes de passar para a etapa de prescrição de uma dieta adequada.

Além do peso, também são analisadas as quantidades de gordura corporal que podem ser realizadas manualmente com o teste de dobras cutâneas ou de forma eletrônica com equipamentos especializados.

imagens de teste de sobras e bioimpedancia

Ao contrário do que muitos pensam, o nutricionista não tem apenas como função prescrever dietas para quem quer emagrecer ou engordar, mas também pessoas com deficiências de nutrientes e vitaminas, com doenças ou alergias, bebês na fase de iniciar a alimentação…

O nutricionista também pode atuar em hospitais, restaurantes e lanchonetes e até empresas que fornecem alimentação aos seus funcionários. Trabalham calculando e analisando custos de produção, ponderando o planejamento de cardápios bem equilibrados nutricionalmente.

Vale lembrar que os nutricionistas não podem prescrever remédios! O profissional desta área apenas indica alimentos a serem inseridos, reduzidos ou removidos da dieta.

Depois de ir ao nutricionista e receber o seu plano alimentar adequado as suas necessidades e a sua rotina, acesse o nosso site para escolher frutas, legumes, verduras e temperos e receber no conforto da sua casa! 🙂

Essa é uma pequena homenagem ao dia do nutricionista, parabenizando todos os profissionais da área.

Simone Povoas

Posts

DreamHost