The Fresh Planet :: Blog
pessoa com maos na barriga e em frente vários alimentos calóricos

10 dicas para diminuir a compulsão alimentar

Muitas pessoas tem problemas para emagrecer devido a compulsão alimentar. Comer em exagero ou comer sem estar com vontade, assaltar a geladeira durante a madrugada, engolir rápido a comida e sentir culpa por estar comendo podem ser sinais do problema.

Mas o que é a compulsão alimentar? É uma síndrome que se caracteriza por uma grande ingestão de alimentos em um espaço curto de tempo, acompanhado por perda de controle sobre o que ou quanto se come. De acordo com a psicologia, a compulsão é resultado de um conflito psíquico e de uma luta constante  entre duas funções opostas, estando o sujeito impossibilitado de escolher.

No caso de doenças crônicas e psiquiátricas, como é o caso da compulsão alimentar, raramente se fala em cura, mas existe tratamento. O ideal e que você procure um médico psiquiatra e/ou um psicólogo. Mas existem algumas dicas que podem te ajudar no tratamento ou na prevenção da compulsão alimentar, listamos 10 dicas a seguir:

1. Planejamento é tudo

Procure criar uma rotina alimentar. No começo é meio chato, mas depois passa a fazer parte da sua vida tranquilamente. Escolha um dia e estipule tudo o que você vai comer no decorrer da semana. Se você preparar algumas refeições com antecedência, melhor ainda. Alimente-se a cada 3h para evitar que você exagere na hora que realmente sentir fome. Levar marmitas pode ser uma ótima opção para quem trabalha fora, evitando comer besteiras.

geladeira organizada com ovos e vegetais

2. Organize a geladeira

Ter em casa apenas alimentos saudáveis pode ajudar a evitar a compulsão. Uma boa dica é congelar os alimentos em porções exatas para as refeições, além de ter frutas, barras de cereais (leia a composição pois algumas opções não são tão nutritivas e saudáveis quanto parecem), biscoitos integrais… facilitando o seu dia a dia e evitando pensar em comida o tempo todo. Se você ama doces, procure por receitas mais saudáveis contendo frutas.

3. Pratique exercícios físicos com frequência

A prática de atividades físicas, além de ajudar com o corpo também trabalha a mente. A sensação de felicidade (devido a serotonina, neurotransmissor que regula o sono, humor e apetite) que o exercício proporciona ajuda a deixar o stress e a depressão longe, evitando o descontrole diante da comida. Cerca de 40 minutos de exercícios diários já são o suficiente para liberar a serotonina. Procure fazer exercícios ao ar livre sempre que possível.

4. Eleve sua autoestima

A compulsão está diretamente ligada a ansiedade. Então que tal cuidar mais de você? Arranje um tempinho todo dia para cuidar mais de você, se sentir mais bonita e confiante.

5. Mantenha-se ocupado

Sabe aquele ditado que cabeça vazia é a oficina do diabo? Então, ficar com tempo livre e não utilizá-lo pode fazer com que você abra a geladeira ou pense em comer algo sem estar realmente com fome. Portanto mantenha-se ocupado seja com trabalho ou com lazer.

sorriso e escova de dente com pasta

6. Escove os dentes após as refeições

Tá, é algo que parece óbvio, mas sabe aquela vontade de comer um doce logo após as refeições? Escovar o dente logo depois de comer pode te ajudar nisso!

7. Pense nos seus objetivos

Comprometer-se com uma meta ajuda a evitar escorregadas durante o percurso. Pense onde quer chegar, escolha alguém ou algo para te inspirar e corra atrás dos seus objetivos!

8. Coma frutas

Quer comer algo fora do horário? Coma uma fruta! São saudáveis, cheias de fibra (mantenha a casca sempre que possível) e ajudam a dar saciedade sem escorregar no controle alimentar. Procure consumir 3 diferentes frutas no decorrer do dia.

9. Beba água

Mais uma dica que parece óbvia, mas sempre que você pensar em comer tome primeiro um copo cheio de água. Muitas vezes pensamos que estamos com fome mas na verdade é sede. Procure ter uma garrafinha perto de você o tempo todo, e se não gosta muito de água, aposte nos chás ou nas águas aromatizadas com frutas e especiarias.

10. Equilibre corpo e mente

Que tal praticar yoga ou fazer meditação? Acalmar corpo e mente também pode ser uma saída para controlar a ansiedade, depressão e a compulsão alimentar.

Não deixe também de pensar em quais motivos te levaram a ter esse problema. As vezes você precisa entender o problema antes de pensar em melhorar. Entender-se é o ponto crucial para qualquer passo. E não deixe de buscar ajuda de profissionais especializados como psicólogos e psiquiatras.

 

fonte

Bem estar , Marisa Psicóloga

 

Gabriela Lopes

Posts

DreamHost