The Fresh Planet :: Blog
folhas de chicória

Chicória: propriedades e benefícios

Você gosta de chicória? Saiba que a erva é oriunda da Europa e da Ásia. Pertence à família Asteraceae, da qual estão inclusas milhares de espécies entre elas as alfaces, margaridas e girassóis. É muito utilizada como planta medicinal, além de ser muito nutritiva, possuindo diversos benefícios para a saúde.

Possui apenas 23 calorias em uma porção de 100g. É um dos alimentos que está em safra atualmente, podendo ser encontrada mais facilmente e com um preço melhor.

Entre as propriedades da Chicória estão a presença de fibras, proteínas, carboidratos, cálcio, ferro e potássio, além de ser fonte das vitaminas A, B6 e C. Agora conheça alguns benefícios da chicória:

cesta branca com chicória

BENEFÍCIOS

Sistema Digestivo – chicória colabora com o bom funcionamento do sistema digestivo, combatendo problemas como a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), a indigestão e a azia. A presença de fibras contribui para o aumento dos movimentos intestinais e peristálticos (contribuem para que o bolo alimentar seja expelido) e promove a secreção do suco gástrico. Tudo isso contribui para a melhoria da digestão, a prevenção da constipação (prisão de ventre) assim como a diminuição das chances de desenvolvimento de problemas gastrointestinais mais graves, como câncer do estômago e do cólon.

Combate bactérias – Os extratos da raiz da chicória possuem propriedades antimicrobianas e antifúngicas, devido seu poder de lutar contra as bactérias nocivas a saúde.

Saúde dos rins e fígado – A chicória causa uma reação diurética, fazendo com que aumente  a frequência da urina. Uma consistência saudável na urina pode auxiliar o corpo no processo de eliminação de toxinas, evitando assim o surgimento de algumas doenças relacionadas à retenção dessas substâncias no organismo.

Ansiedade e stress – quem sofre com problemas como ansiedade, estresse e dificuldades para dormir também pode tirar proveito da ingestão da chicória. Ela possui efeito sedativo, reduzindo a ansiedade, deixando a mente mais sossegada e de quebra ainda alivia o estresse.

Antioxidante – plantas e ervas possuem compostos chamados fenóis, e a maioria dos fenóis encontrados em plantas têm propriedades antioxidantes. A raiz da chicória é rica em polifenóis, sendo considerada um bom antioxidante, ajudando a remover as toxinas do corpo e manter o corpo limpo e livre de substâncias nocivas.

Sistema imunológico – por conta de seus efeitos antibacterianos e de seus fitoquímicos, que agem como se fossem antioxidantes, eliminando os radicais livres da corrente sanguínea. Isso diminui o risco do surgimento de doenças graves como o câncer e problemas no coração.

Catarro crônico –  Para tratar o problema, recomenda-se tomar 4 colheres de sopa ao dia, do suco puro espremido da raiz de chicória.

Artrite –  A chicória ajuda a reduzir as dores causadas pela artrite e a osteoartrite, problemas que degeneram a cartilagem das articulações, alterando as estruturas dos ossos que cercam a região. O problema é geralmente observado na coluna, mãos, joelhos e nas articulações da coxa e do fêmur.

salada em um bowl com várias folhas como chicória e agrião, alem de rabanete e pepino japonês

CONSUMO

É preferível consumir a chicória crua, em saladas, cortada fininho para não desperdiçar suas vitaminas que se degradam com o calor do fogo. Se você não gosta do sabor amargo, deixe-a de molho em vinagre por um tempo, depois é só lavar bem.

 

-> Compre chicória e outras ervas, frutas e legumes e receba em casa. Acesse o site da The Fresh Planet.

 

fonte

Mundo Boa Forma, Saúde dica, Green Me

 

Simone Povoas

Posts

DreamHost