The Fresh Planet :: Blog
pele alimentação

7 alimentos bons para a pele

A alimentação influencia em diversos aspectos no nosso organismo, como o bom funcionamento dos órgãos. E hoje, vamos falar sobre o maior órgão do corpo humano, a pele. É muito importante lavar o rosto com produtos específicos para o seu tipo de pele, hidratar e usar filtro solar! Mas os cuidados com a pele também vem de dentro para fora, então vamos mostrar 7 alimentos bons para a pele, para você considerar inserir na sua alimentação ou aumentar o seu consumo, confira:

1. Pepino

O pepino possui um sabor suave e é geralmente consumido cru, em forma de salada. Possui baixa quantidade de calorias, sendo composto por aproximadamente 90% de água. Possui uma boa quantidade de fibras, sendo importante para o sistema digestório. É uma boa fonte de potássio e também apresenta uma quantidade pequena de vitamina C. Entre os meses de outubro a abril ocorre o período de safra do pepino.

2. Abacate

O abacate tem sabor neutro, sendo consumido tanto salgado quanto doce. É um fruto rico em proteínas, fósforo, ferro, gorduras, fibras, potássio e diversas vitaminas, sendo as principais a vitamina C, vitamina A, vitamina B5, vitamina B3 e vitamina B2. É temido por muitas pessoas pela sua grande quantidade de gordura, mas a sua gordura é boa, e se consumido com moderação, faz muito bem a saúde! O abacate fica maduro, pronto para ser colhido e consumido, entre os meses de março e agosto.

3. Uva

Existem mais de 60 mil variedades de uva, sendo que a sua cor, sabor e tamanho variam de acordo com cada espécie. A uva pode ser consumida in natura ou usada na preparação de doce, vinho, passas, musses, geléias, tortas, gelatinas, sucos.

Entre as suas propriedades estão vitaminas e minerais como o cálcio, o fósforo, o magnésio, o cobre e o iodo. A uva é rica em carboidratos, por isso é uma fruta altamente energética. Possui propriedade laxante suave e age contra problemas no intestino e fígado, além de estimular as funções cardíacas. O período de safra da maioria das espécies de uva acontecem entre janeiro e fevereiro.

pele

4. Laranja

É um fruto rico em vitamina C e em sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Também possui uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B.

A espécies de laranjas mais consumidas no Brasil são: laranja-pêra, laranja-lima, laranja-da-baia, laranja-seleta e laranja-cavala.

A laranja além de consumida in natura, também é muito utilizada para a produção de sucos e doces, aproveitando-se até mesmo a casca em algumas receitas. Seu período de safra vai de maio a novembro.

5. Cenoura

A cenoura é um alimento altamente nutritivo, riquíssimo em betacaroteno, um elemento importante para a visão, pele e  mucosas. Também contêm boas doses de vitamina A, C e K, além de vitaminas B2 e B3 e minerais como o potássio, fósforo e fibras. É muito utilizada na culinária em saladas, sucos, bolos, sucos, refogados e purês. A cenoura é encontrada em feiras e supermercados durante todo o ano, porém, o período de safra vai de julho a janeiro.

pele

6. Kiwi

É  uma das frutas com maior quantidade de vitamina C, além de ser rico em potássio, cálcio e fósforo. O kiwi também possui pectina, tipo de fibra que é muito importante para controlar os níveis de colesterol no sangue.

É muito utilizado em sucos, drinks e sorvetes. O tempo de colheita do Kiwi acontece no mês de Outubro, podendo durar até Maio.

7. Limão

Rico em vitamina C, o limão ajuda a fortalecer as defesas do corpo para prevenir várias doenças. É uma boa fonte de cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Os tipos de limões mais comumente produzidos e comercializados no Brasil são o limão-taiti (tamanho médio, casca verde e lisa, suculento e pouco ácido) e o limão-galego (pequeno e suculento, casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara). É muito apreciado na culinária para o preparo de sucos, licores, temperos, doces, entre outros.

fonte

sua pesquisa, mundo educação

Simone Povoas

Posts

DreamHost